Saturday, May 12, 2007

Wubi

Wubi - Distro Linux

O caminho das pedras do linux a principio parece ser bem dificil, compilar bibliotecas, escrever seus próprios drivers, editar manualmente todos os arquivos de configuração, problemas de softwares incopativeis e etcs.

Bom essa realidade esta ficando cada vez mais no tempos dos homens da caverna.

Quando eu comecei com linux era um sacrificio, passei meses pra superar a fase do apt-get, yum, ./, config, make install, vi. Era um mundo muito diferente, acostumado a fazer tudo pelo regedit, painel de controle e etcs. Ainda que na minha época já existia o kurumin, e eu cheguei a instalar a versão do ubuntu 5.04, também utilizei o connectiva 10... ehehhe, já era tudo mais fácil.

Hoje não tem como passar por apuros tão grande com linux, descubri essa semana sobre o wubi. É um distro do nosso amigo gnu baseado no ubuntu, ele é impressionante.

Você pode pegá-lo no site: http://www.cutlersoftware.com/ubuntusetup/wubi/en-US/index.html e depois instalar.

Ele funciona criando uma especie de disco virtual dentro do windows, e utiliza o próprio boot do windows para startar... incrivel neh. A instalação é feita apartir do próprio windows mesmo, aparentemente nos imaginamos ele como uma maquina virtual, porem ele apenas utiliza o filesystem do windows, o resto é tudo por conta dele, menos o boot que é gerenciado pelo o programa nativo do windows.

É uma boa pedida pra quem ta comecando, pois não há a necessidade de particionar os discos, e nem configurar o grub pra dual boot.

Enjoy it!

No comments: