Wednesday, May 21, 2014

Oracle Data Guard Protection Modes

Há três tipos de proteção num ambiente com dataguard, basicamente estas configurações tem como objetivo, maximo de proteção e o maximo de disponibilidade, porém são inversamente proporcionais, quanto maior o nivel de disponibilidade menor a proteção, e conforme maior o nivel de proteção menor o nivel de disponibilidade, veremos a seguir:

Protection Modes


Maximum performance (Proteção Padrão) 

Este é o nivel maximo de proteção com a menor queda de performance na produção, as transações são comitadas conforme escritas nos online redo logs, estas são transmitidas para pelo menos um banco de standby, porém de forma assincrona, portanto o banco de produção não aguarda o retorno do standby para dar uma transação por completa.

Maximum protection

Este é o maior nivel de proteção possivel, porém também com maior degradação de performance em produção. Uma transação neste ambiente só é considerada comitada ou finalizada quando pelo um redo log dos inumeros bancos de standby possivel retorne para a produção que esta transação foi escrita do lado do standby, portanto o envio ... é feito de forma sincrona, neste modo há uma maior degradação por conta do tempo de espera no commit. Neste modo para garantir o maximo de proteção , caso o banco de dados de produção não consiga encaminhar as transações e receber o sinal de volta de pelo menos um standby, o Oracle baixa o banco de produção assim garantindo o maximo de proteção.

Maximum availability 

Este é o nivel intermediario, onde o standby trabalha com o maximo de proteção sem afetar a produtividade. Se o banco de dados de produção não conseguir encaminhar ou receber a confirmação dos dados de redo para os bancos de standby ele trabalha como se utilizasse o metodo de maxima performance, garantindo portanto a disponibilidade do banco de produção.

Atributos do serviço de transporte de redo para cada metodo

O metodo de proteção de cada ambiente é feito através do serviço de transporte de redo, redo transporte service, que é configurado através do parametro LOG_ARCHIVE_DEST_n .

Maximum Availability Maximum Performance Maximum Protection
Sync Async Sync
AFFIRM ou NOAFFIRM NOAFFIRM AFFIRM

No comments: